Check-up após Covid é recomendado
26 de agosto de 2021
A Covid-19 não afeta somente o pulmão, mas também outros sistemas. Um estudo internacional publicado na revista científica The Journal of Bone and Joint Surgery, por exemplo, apontou que o coronavírus pode deixar sequelas musculares e esqueléticas.
“É uma doença viral sistêmica”, afirma Maria Gabriela De Luca, médica patologista clínica do Ultra-X Medicina Diagnóstica, que atua com exames de diagnóstico e acompanhamento da Covid-19. “Sendo assim, é necessário investigar, pois existem alterações orgânicas que podem levar algum tempo para aparecer, mas podem ser diagnosticadas precocemente através de uma avaliação direcionada”.
As sequelas podem, inclusive, aparecer em pacientes que tiveram a Covid mais leve. “Mesmo que as sequelas sejam mais evidentes nas pessoas que tiveram as formas mais graves da doença alguns sintomas são comuns a todas as formas, como fadiga, fraqueza muscular, ansiedade e depressão”, explica Maria Gabriela. “A persistência desses sintomas vem sendo denominado de Síndrome Pós-Covid.”
O checape pós-Covid pode incluir exames laboratoriais, raio-X de tórax e perfil, tomografia e teste neutralizante. Dados do Ultra-X Medicina Diagnóstica apontam aumento de 53% no número de tomografias realizadas nos primeiros seis meses deste ano, quando comparados com mesmo período do anterior. O volume de radiografias do tórax aumentou 16% no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020.
“Nos casos em que a doença foi mais grave podem surgir alterações da função pulmonar, complicações cardiovasculares (miocardite, infarto, arritmias, insuficiência cardíaca, tromboembolismo), alterações metabólicas como diabetes, entre outros”, diz a médica Maria Gabriela.
Clique aqui e leia a matéria publicada no site do Diário da Região.